São João Del Rei - MG

Abril de 2012.


Paixão de Cristo em São João Del Rei


No caminho...

Nossa primeira parada foi para tomar um café em um restaurante à beira da BR 383, próximo ao Município de Entre Rios, MG.

O pão de queijo deixou a desejar, talvez ficasse melhor com linguiça, formando o tradicional pão com linguiça vendido nas estradas de MG. Por outro lado, a Pat descobriu uma espécie de terraço, fechado com vidro e com essa vista maravilhosa:

Diferente do aspecto cosmopolita da grande BH, os campos verdes, os cercados e as casinhas distantes dessa região são bem típicos das Minas Gerais.


Antes de deixar o restaurante não resisti e tirei uma foto do fogão a lenha, decorado com artesanatos e pequenas peças de arte feitas por artistas locais.



São João Del Rei

Em São João, nossa primeira parada foi no Santuário Dom Bosco, situado ao lado de um dos Campi da UFSJ. Como a torre da igreja é muito alta e desproporcional a sua largura foi impossível cortar da foto os fios da rede elétrica.


O viajante facilmente percebe que o centro histórico de São João hoje é uma espécie ilha, cercada pela cidade que cresceu e se desenvolveu a sua volta.

Apesar de cercado pela cidade, o conjunto de casas e igrejas é grande e os prédios históricos abrigam diversas repartições públicas, comércio, constituem inúmeras igrejas e até um hospital.

Igrejas em estilo colonial podem ser encontradas em cada esquina.


Tivemos a sorte de chegar no momento em que estava acontecendo uma missa em uma das igrejas.

Revestida em ouro, com as luminárias de cristal acesas e especialmente decorada para a ocasião, a igreja (cujo nome não guardamos)  é deslumbrante.

Um show a parte foi dado pela garotinha, brincando de maestro no video abaixo.
A ocasião era importante: missa em latim, com orquestra sinfônica, e diversos sacerdotes, alguns dos quais a Pat me informou tratarem-se de bispos.

No final da celebração, os fiéis bateram os pés no chão, enchendo a igreja com um coro excêntrico de solados de sapato contra o assoalho de madeira.
Por alguma razão que não sei explicar, me encheu de curiosidade a visão dos nativos nas sacadas e nas janelas.


Vejam essa senhora, em pose semelhante à tradicional escultura das Namoradeiras.


E o casal, observando tranquilamente o movimento na praça...



E, por falar em igreja, abaixo as fotos dos tradicionais tapetes nas calçadas, feitos artesanalmente com serragem, para a celebração da Paixão de Cristo.

Missão difícil, gravar o nome de tantas igrejas.


Nos fundos da igreja abaixo, existe um cemitério onde sepultado o Presidente Tancredo Neves.


Enfim, terminamos mais esse post...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe aqui seu comentário.